GHALUNI RPG

A produção nacional de RPG está bem aquecida. Neste ano há cinco financiamentos coletivos (ver matéria aqui). Espero que esse número aumente. Mas um sistema me chamou bastante atenção.
Ghaluni RPG é um sistema para jogar aventuras de fantasia. Pode ser usado para qualquer estilo de cenário de fantasia. Isso graças a sua mecânica simples, abrangente e intuitiva.
Criado por Diego Bernard, na época da escola, foi desenvolvido por mais de dez anos. Na descrição, afirma ter criado o sistema porque tinha muita dificuldade em encontrar opções flexíveis para desenvolver suas aventuras. Sendo assim, decidiu criar sua própria opção.
Não se prendendo as minúcias realistas, mas se empenhando em dar uma boa e rápida experiência em jogar RPG. Gostaria de destacar dois pontos que me chamaram atenção no Ghaluni. Primeiro os Pontos Heróicos (PH). Estes já são bem conhecidos, podendo ser encontrados em outros sistemas. Um personagem pode gastar pontos de PH para alterar ou acrescentar detalhes importantes durante a história. Realizar ações extraordinárias ou realizar uma nova jogada de dados (a critério do mestre).
Já a Ação Base (AB), onde o personagem possui determinado número de pontos AB para usar em seu turno. Na medida em que ele vai utilizando, esse número vai se reduzindo até que alcance zero ou torne-se insuficiente. Quando seu turno chega novamente o AB volta ao normal e ele age novamente. Obviamente quanto mais poderoso o personagem for, mais AB ele tem e mais opções de ações ele possui. Isso permite um controle maior por parte do mestre, porém uma maior liberdade interpretativa e de interação com o cenário (incluem-se aí personagens jogadores ou não-jogadores).
Essas ações não se restringem apenas a ataques. Pode ser uma ação qualquer, movimentação, conjuração etc. Porém dentro do combate proporciona uma dinâmica bastante interessante. O ataque pode ser realizado de três formas.
  • ·         Um ataque fraco. Consumindo pouca AB, causando pouco dano e aumentando as chances de acerto.
  • ·         Um ataque médio. Consumindo AB razoável, causando dano chances de acerto médio.
  • ·         Um ataque forte. Consumindo muito AB, causando muito dano e diminuindo as chances de acerto.

Enfim, isto proporciona maior interatividade entre os jogadores e a história desenvolvida. Além de exigir maior interpretação e criatividade nas situações que surgem durante uma narrativa. O escape perfeito das tabelas de regras que tentam “catalogar a realidade”.
Se quiser saber um pouco mais visite a página e baixe o manual Fastplay. Além da ficha de personagem, aventura e personagens prontos (clique aqui). Visite a página no Facebook (clique aqui). Quer contribuir? Entre aqui, veja as opções e seja feliz :).

0 comentários:

Postar um comentário