RPGS PARA INICIANTES

Atrair novatos para jogar RPG é uma questão fundamental para aqueles que se preocupam com a sobrevivência da prática desse hobby. Mesmo com o advento da era dos financiamentos coletivos, ainda hoje é difícil realizar tal tarefa devido a diferentes fatores. Dentre eles, podemos destacar: a escassez de encontros de jogadores em alguns estados e a perpetuação de um imaginário preconceituoso acerca do jogo, considerado de difícil aprendizagem. Pois, erradamente se tem a ideia de que para se jogar, é necessário decorar regras e mais regras ou comprar muitos livros considerados muito caros. Por isso, pretendemos destacar aqui aos interessados, uma lista com 5 bons RPGs, que são simples de aprender, baratos e estão em português.


Might Blade: Criado a mais de uma década no Brasil, está em processo de financiamento coletivo para a impressão de sua 3ª Edição. O sistema usa apenas 2 dados de 6 faces, sendo bastante intuitivo e fácil. Tem como foco a para fantasia medieval, porém é possível utiliza-lo em outras ambientações. Outro ponto positivo, é que as edições antigas estão disponíveis na internet.


3D&T. Um dos sistemas nacionais mais populares do Brasil.O Defensores de Tóquio 3ª edição, foi pensado para quem quer jogar aventuras baseadas em animes e games, como Cavaleiros do Zodíaco, Street Fighter, Mortal Kombat, Dragon Ball Z, Naruto, Gundam Wing, Pokemon, entre outros. Mesmo o livro básico sendo bastante completo, podendo ser adquirido gratuitamente, apresenta muitos suplementos interessantes disponíveis no mercado. O sistema também só usa 1 dado de 6 faces para todos os testes.

Dungeon World: O sistema procura reproduzir a experiência dos jogos mais clássicos de RPG, porém numa nova roupagem com regras mais leves e fáceis, que incentivam os jogadores na criação conjunta de histórias fantásticas. No livro, existem ótimas dicas de como criar aventuras e conduzir o jogo, além de um bestiário com alguns monstros. Todos as jogadas são feitas pelos jogadores e com apenas 2 dados de 6 faces a maioria das jogadas é feita. 


Savage Worlds é um sistema genérico, que se adapta a qualquer cenário, principalmente para aventuras de ação e heroísmo cinematográfico. Em termos de regras, utiliza dados de múltiplas faces para definir as habilidades dos personagens. Como também, cartas de baralho, deixando o jogo rápido, divertido e imprevisível. O livro básico é bastante completo e tem uma quantidade considerável de títulos disponíveis. O sistema usa dados multifacetados e um baralho comum para jogar. 




FATE: Tem a característica de ser genérico e de fácil adaptação para 
qualquer cenário, assim como Savage Worlds. Sendo o seu sistema é fácil, abrangente e funcional. A estatísticas dos personagens se baseiam na descrição de suas características, evitando estatísticas numéricas, assim como a tortuosa utilização de tabelas, presentes em muitos outros jogos. O sistema usa um conjunto de dados especiais chamados fudge mas pode ser facilmente trocados por dados de 6 faces comuns. Ele ainda também tem sua versão mais simples chamada de Fate Acelerado. 

Todos esses RPGs, tem muitas comunidades de fãs e bastante material gratuito. Valeu e até a próxima. 



0 comentários:

Postar um comentário